…os fabricantes agora têm que mandar duas opções: o preço de 22 caças e o quanto dá pra comprar com a verba disponível

O programa suíço ” Partial Tiger Replacement”, que visa a substituição de parte da frota de F-5 Tiger II da Força Aérea Suíça, pode ficar com o significado “parcial”  do seu nome mais evidente. Conforme o cronograma já estabelecido a armasuisse, agência governamental responsável pelas compras de defesa do país alpino, entregou nesse mês de janeiro os documentos de RFP (Request for Proposal – Pedido de Proposta) atualizados para os concorrentes. Os três fabricantes em disputa, a Dassault com o Rafale, a EADS com o Eurofighter Typhoon, e a SAAB com o Gripen, deverão responder com suas segundas ofertas, agora com duas opções relativas aos custos: deverão detalhar qual o custo total de vinte e duas de suas aeronaves e, também, quantos caças poderiam ser adquiridos com o valor estimado para a compra, que é de 2,2 bilhões de francos suíços (CHF), ou quase 2 bilhões de dólares (US$).

Pelo que se sabe sobre os custos de novos caças como os três em disputa, pode-se especular que, no caso do valor destinado à compra permanecer o mesmo, a quantidade de aeronaves adquiridas poderá ficar menor do que vinte e duas, número que já parecia pouco para o plano inicial da Força Aérea Suíça, que era de substituir três dos cinco esquadrões de F-5 Tiger II em operação. A armasuisse também deseja maximimizar os esforços de cooperação entre os fabricantes e a indústria aeronáutica suíça para diminuir os custos de operação dos futuros caças.

Na nova RFP, foram incluídos os dados obtidos com os voos de avaliação dos três concorrentes, realizados na Suíça, especialmente os relacionados a requerimentos e performances não atingidos, de forma que os fabricantes possam incorporar, nas novas propostas, repostas a essas questões. Aparentemente, a Força Aérea Suíça e a agência de defesa têm pressa para finalizar o processo: os concorrentes deverão entregar as propostas revisadas em maio deste ano, para que a decisão saia no mês seguinte. Além disso, a armasuisse investiga a possibilidade de treinar seus pilotos no caça escolhido, em uma base do país fabricante, já nos meses de junho, julho e agosto deste ano. Por outro lado, uma decisão final do parlamento suíço sobre a compra só deverá acontecer em 2010.

Para mais detalhes sobre a concorrência suíça e sobre como foram realizadas as avaliações dos caças, inclusive com informações sobre a possibilidade de ofertas de aeronaves usadas, clique aqui.

Fonte: armasuisse Fotos: Força Aérea Suíça

Nota do Blog: os F-5 Tiger II são ou não fotogênicos? E pelo andar da carruagem, talvez esses aí tenham que continuar em operação na Suíça por mais tempo do que o planejado, o que deverá proporcionar mais ocasiões para novas fotos como essas.

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