Sai da fábrica o primeiro F-35 equipado com sistemas de missão
A Lockheed Martin noticiou em 23 de janeiro o roll-out (a rodagem) do primeiro F-35 Lightning II equipado com sistemas de missão. Trata-se de uma aeronave da variante STOVL F-35B, como a da foto acima, de um protótipo anterior. O avião deixou a fábrica na quarta-feira, dia 21, e completará diversos testes e checagens antes do primeiro voo, planejado para o verão do hemisfério Norte.
Os sistemas e softwares instalados na aeronave compreendem o chamado Block 0,5 que oferece mais da metade das capacidades do Block 3, a versão “pronta para o combate” (combat-ready) para a qual deverá evoluir gradualmente, gerenciando equipamentos como o radar AESA (Active Electronically Scanned Array) Northrop Grumman AN/APG-81, a suíte integrada de comunicações, navegação e identificação e o sistema de guerra eletrônica da BAE Systems.
O avião, que recebeu a denominação BF-4, junta-se à frota de cinco F-35 já em testes, como o da foto, que nos últimos anos vêm validando os demais sistemas e os parâmetros de voo.
Fonte e foto (protótipo anterior de F-35B): Lockheed Martin