Primeiro caça russo de quinta geração deve voar em 2009
O primeiro caça de quinta-geração da Rússia, conhecido até agora como PAK-FA/T-50 (as ilustrações são apenas concepções), fará o seu voo inaugural antes do final deste ano, segundo afirmou o vice-primeiro-ministro Sergei Ivanov, encarregado da aquisição de armas, na quarta-feira (21).
Planos anteriores estabeleciam o primeiro voo de testes do caça para 2010. O avião terá características de alta manobrabilidade e stealth, para assegurar a superioridade aérea e a precisão na destruição de alvos terrestres e marítimos.
O caça está sendo desenvolvido pela Sukhoi, que faz parte da Rússia United Aircraft Corporation (UAC), juntamente com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia, de acordo com um acordo intergovernamental preliminar, assinado em Outubro de 2007.
Rússia e Índia vão desenvolver simultaneamente duas versões do avião de combate – uma versão de dois lugares para satisfazer os requisitos da doutrina da Índia, e um monoposto, versão para a Força Aérea Russa.
Ivanov disse que a primeira aeronave está quase pronta, mas servirá apenas para ensaios de durabilidade em terra nas instalações de Zhukovsky, perto de Moscou.
No entanto, um segundo protótipo será construído e vai voar até ao final deste ano, afirmou.
FONTE: RIA Novosti / COLABOROU: Douglas Falcão