A Gripen International divulgou que durante um voo de testes realizado nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2009, o demonstrador de tecnologia Gripen Demo provou sua capacidade de atingir supercruise, ou seja, de manter velocidade supersônica sem o uso de pós-combustão. A aeronave, na ocasião, teve nos controles o piloto de testes da Saab Magnus Ljungdah. O Gripen Demo, que fez seu roll-out há nove meses (foto acima) é o protótipo demonstrador da versão NG (Next Generation) que disputa o programa F-X2 da FAB. Na foto abaixo, pode-se ver a aeronave em seu primeiro voo.

O teste desta quarta-feira faz parte de um programa abrangente de voos supersônicos com diferentes cargas transportadas. Porém, não foi divulgada em que configuração a aeronave estava quando demonstrou a capacidade  supercruise. Segundo Ljungdah, a manutenção da velocidade de Mach 1,2 sem o uso de pós-combustor deu-se na altitude de 28.000 pés, sobre o mar Báltico, e o experimento foi interrompido quando a aeronave chegou ao limite da área de testes.

Fonte e foto: Gripen International

wpDiscuz