Senhor, o A400 vai demorar… mas tem o prato do dia, o A330!

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EADS oferece A330 como opção aos clientes do A400M enquanto o novo transporte, com desenvolvimento bastante atrasado, não fica disponível.

Como parte de um pacote para cobrir a lacuna gerada pelos atrasos no desenvolvimento do novo transporte A400M, a EADS estaria propondo aos sete clientes lançadores da aeronave o recebimento do Airbus A330, um avião comercial bimotor. Haveria também outras opções de areonaves sendo oferecidas, dentro do portifólio da EADS.

Segundo a EADS, a proposta poderia interessar à França e, notadamente, a Inglaterra, na medida em que o A330 faz parte do programa para um futuro avião-tanque estratégico britânico, também com capacidade de transporte (multi-role). Mas o que os clientes querem mesmo é uma nova tabela com datas reais para entrega do novo transporte quadrimotor turboélice, cujo desenvolvimento foi bastante atrasado. Recentemente, a EADS revelou as entregas de A400M serão iniciadas três anos após o primeiro vôo. Porém, ainda não há previsão para que esse primeiro vôo aconteça, pois o sistema FADEC (Full-Autority Digital Electronic Control) que controla digitalmente os motores ainda não foi entregue pelos fabricantes, conforme informou a EADS.

Há informações de que a complexidade e os riscos do programa foram subestimados, ficando claro que seis anos e meio de desenvolvimento não bastam para um produto considerado agora mais complexo que aeronaves de combate como o Eurofighter, e que agora necessitaria de um “downgrade”, para ser entregue inicialmente em versões com capacidades básicas, sendo gradualmente sucedidas por versões mais completas (da mesma forma que ocorre no programa Eurofighter). De qualquer forma, a companhia ressalta que poucos programas de aviões militares tiveram menos de 10 anos de desenvolvimento.

Fonte: Defense News Fotos: EADS

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