O programa de modernização dos caças-bombardeiros MiG-27 indianos, que juntamente com as aeronaves Jaguar formam a espinha dorsal da força aérea indiana, chegou ao final da fase de instalação dos novos aviônicos, segundo a  organização indiana responsável por pesquisa e desenvolvimento na área de defesa (DRDO – Defence Research and Development Organisation)

O projeto foi iniciado em 2002 através de um MoU (Memorandum of Understanding) assinado entre o DARE (Defence Avionics Research Establishment) a HAL (Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Força Aérea Indiana. A aviônica dos MiG-27 modernizados agora está baseada em um computador modular de missão, em arquitetura similar às aeronaves Su-30MkI e Jaguar. Diferentemente da modernização dos MiG-21, o novo sistema foi desenvolvido localmente pelo DARE, assim como os softwares.

Os caças-bombardeiros também passaram a ser equipados com um sistema inercial com GPS, além de Pods designadores Laser. A modernização também inclui um sistema de gravação digital de vídeo para auxiliar no debriefing das missões, assim como um gerador digital de mapas, HUD (visor ao nível dos olhos) e telas multifuncionais (MFD -Multi Function Displays). O objetivo do upgrade é manter o vetor na linha de frente até pelo menos 2020, preenchendo o gap até a introdução de novos tipos.

Fontes: Sify News e Força Aérea Indiana (Bharat Rakshak)

wpDiscuz