Gripens da Hungria operacionais para missões de alerta da OTAN
A Gripen Intarnational noticiou, em 9 de janeiro, que os caças Gripen da Força Aérea Húngara foram declarados operacionais para missões de alerta rápido (QRA – Quick Reaction Alert) sobre espaço aéreo húngaro, no âmbito da OTAN. As missões de alerta serão cumpridas de forma alternada com os últimos caças MiG-29 em operação na Hungria, até a desativação dos caças de origem russa até o final deste ano.
O anúncio da Força Aérea Húngara foi feito em cerimônia realizada em 22 de dezembro do ano passado na base aérea de Kecskemét, onde estão baseados os 14 caças Gripen adquiridos pelo país, o último dos quais recebido em janeiro de 2008.
Gripens Sul-Africanos: em 18 de dezembro do ano passado, a Gripen International também noticiou que foi concluído o programa de transferência de tecnologia para a África do Sul, que faz parte do acordo de compra de 26 aeronaves para a Força Aérea Sul-Africana. As principais áreas envolvidas no programa foram as de desenvolvimento de sistemas, design de células (airframe design), produção, testes de voo e logística.
Fonte e foto (G. Zord): Gripen International
Nota do Blog: após a repercussão das fotos do Rafale com pintura “Tiger Meet” mostradas em post recente, e de acordo com nossa política de não nos mostrarmos parciais em relação a qualquer aeronave concorrente do programa F-X2 da FAB, aproveitamos desde já para esclarecer que envidamos considerável esforço na busca de uma imagem de Gripen com pintura similar, mesmo não sendo o assunto principal deste artigo. Infelizmente não conseguimos encontrar (assim como fotos do Super-Hornet em trajes similares, apesar de seu irmão mais velho, o Hornet, ter considerável acervo de pinturas tigradas disponível).