F-22 para o Japão: o vai e vem das notícias
Agora a notícia vem do Jane’s Information Group: o Ministério da Defesa japonês teria desmentido recentes reportagens da mídia japonesa de que estaria abandonando suas intenções de adquirir o Raptor, dentro do programa FX da JASDF (Japan Air Self-Defense Force).
Uma fonte dentro do Ministério teria revelado que não houve mudança na política anterior, de continuar buscando acesso a informações sobre o F-22, para se assegurar de sua perfomance antes de selecionar o novo caça que deverá substituir aeronaves mais antigas, notadamente os F-4EJ. A lista completa de postulantes à vaga, além do F-22, incluiria (segundo o Jane’s) Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, os Boeing F-18 E/F e F-15, além do Lockheed Martin F-35.
Que caça deverá pousar definitivamente no F-X japonês depois desse vai e vem? Afinal, uma coisa que não deve ter mudado é a pressa da JASDF em resolver isso de uma vez… Continuaremos mantendo os leitores do Blog do Poder Aéreo informados sobre os próximos lances!
Nota complementar: ainda sobre o F-22, a Pratt & Whitney noticiou em 5 de janeiro de 2008 o recebimento de um contrato de 7 milhões de dólares da USAF relacionado à aquisição de material para produção de oito motores F119 adicionais (turbinas utilizadas pelo Raptor). Se forem exercidas as opções incluidas no contrato, o número pode chegar a 39 motores. As turbinas F119 já acumulam 90.000 horas de vôo operacionais, segundo a empresa.