SDB – Small Diameter Bombs
As fotos acima mostram uma SDB (GBU-39) atingindo seu alvo. A nova pequena bomba de 250lb (113,5kg) foi idealizada para aumentar em 4 vezes o número de bombas por avião, aumentando as chances de acerto. A SDB foi concebida na década de 1990 para fornecer uma arma para ser levada internamente pelo F-22A Raptor e, mais tarde, pelo JSF, para atacar alvos múltiplos. O F-22 pode transportar até oito dessas bombas internamente.
A SDB pode voar a até 70 milhas do avião lançador e penetrar até 4m de concreto. Ela é guiada por INS/GPS e tem um CEP de 5 a 8m.
A nova arma foi projetada também para ser mais eficaz no meio urbano, reduzindo danos colaterais, proporcionando um apoio aéreo aproximado mais amplo, interdição no campo de batalha, destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD) e supressão letal e contra-ataque aéreo a aeródromos inimigos. Contra alvos “moles”, como veículos e estruturas, blindagens, pistas, aviões, abrigos e SAM, as SDB são altamente letais.
Israel solicitou em setembro do ano passado a compra de 1.000 dessas bombas. Não se sabe ainda se elas foram recebidas a tempo para serem usadas nos ataques dos últimos dias a Gaza.