Finlândia monta centro internacional de treinamento de caça

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Conforme um acordo assinado em setembro entre a Força Aérea Finlandesa e o grupo Patria, a Finlândia está montando um centro de treinamento avançado de caça voltado para clientes estrangeiros. O NPTC – Nordic Pilot Training Centre, ou Centro Nórdico de Treinamento de Pilotos, deverá ser implantado na base aérea de Kauhava. Trata-se da mesma base onde são treinados os pilotos de caça finlandeses, que ali fazem transição operacional para poderem voar os  F-18 Hornet.

A principal vantagem da base é o amplo espaço aéreo disponibilizado para treinamento, que contrasta com as áreas mais restritas disponíveis na maioria dos países europeus – o mesmo diferencial oferecido, por exemplo, pelo NFTC – NATO Flying Training in Canada, que muito se assemelha à proposta finlandesa. Assim como o NFTC, trata-se de uma associação público-privada, e a aeronave empregada é o BAE Hawk, o treinador avançado  da Força Aérea Finlandesa. Mas diferentemente do NFTC, o foco é somente o treinamento com jatos visando a transição para caças de quarta e quinta geração, sem o componente turboélice inicial (que no NFTC é realizado por aeronaves T-6 II – é bom lembrar que o Super Tucano ganhou, mas não levou, a concorrência para equipar o NFTC em 1995).

O início do treinamento internacional está previsto para 2009. Segundo o acordo, a Patria será responsável pelos serviços de marketing e vendas, além da parte teórica e de simuladores de vôo. A Força Aérea Finlandesa se responsabilizará pelos vôos. A capacidade de treinamento deverá ser, inicialmente, de 10 pilotos por ano, subindo futuramente para 50. Os primeiros entendimentos com possíveis clientes estrangeiros têm sido feitos junto à Estônia, Polônia e Áustria.

Sobre os Hawks da Finlândia, recentemente eles receberam um reforço:  em 2007 a Força Aérea Finlandesa adquiriu usados, da Força Aérea Suíça, dezoito Hawks 66 por 40 milhões de Euros, que na época tinham 4/5 de suas horas máximas de vôo disponíveis. Estes somaram-se aos quarenta e nove Hawks 51 já operados pela Força (de um total de 50 adquiridos em 1977 e complementados por outros 7  em 1990). Os Hawks 51 tiveram sua estrutura revitalizada na Finlândia para extensão da vida útil e estão sofrendo um novo upgrade em cooperação com a Patria, visando equipar até 2010 um total de 30 aeronaves com aviônica de última geração (glass cockpit).

Fontes: Força Aérea Finlandesa e Patria Group

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