Motor Kaveri: Índia deve rejeitar proposta francesa de parceria
O jornal indiano The Hindu noticiou nesta sexta-feira, dia 26 de dezembro, que a Força Aérea Indiana (IAF) não se entusiasmou com a oferta da companhia francesa Snecma de cooperar com o desenvolvimento do motor Kaveri. O turbofan vem sendo desenvolvido localmente há 20 anos pelo Gas Turbine Research Estabilishment (GTRE) para equipar os caças leves (LCA-Light Combat Aircraft) Tejas, projetados na Índia. Por enquanto, os protótipos do Tejas utilizam turbofans GE F-404 devido ao fato dos motores Kaveri não estarem plenamente operacionais.
Um comitê da IAF constituído em setembro para analisar a proposta da Smecma indicou que a oferta não cumpre os requerimentos oficiais da Força Aérea nem poderá ajudar a Índia a desenvolver localmente as tecnologias necessárias. O comitê foi constituído por representantes das diversas organizações indianas responsáveis pelo desenvolvimento do Tejas.
Segundo fontes do comitê contactadas pelo jornal The Hindu, os franceses estariam oferecendo uma turbina já desenvolvida, o que comprometeria ou mesmo mataria os esforços já realizados localmente para desenvolver o turbofan Kaveri, na medida em que não contemplaria o co-desenvolvimento de um motor, mas simplesmente uma fabricação sob licença a um grande custo financeiro.
Um membro do comitê teria acrescentado que seria melhor continuar com o desenvolvimento do motor pelo GTRE e laboratórios indianos que já trabalham no projeto para que se tenha domínio da tecnologia, ao invés de importá-la da França sob pagamento de royalties. Para esse membro, mesmo que o desenvolvimento local ainda tome mais tempo, seria um caminho mais vantajoso pois nem a França nem qualquer outro país fornecerá o núcleo sensível dessa tecnologia.
Fonte: The Hindu
Foto de cima: mock-up do motor Kaveri (10 anos atrás) – Força Aérea Indiana (Bharat-Rakshak)
Foto de baixo: motor Kaveri na Aero Índia 2007 – LCA Tejas.org
Nota do Blog: vale lembrar que no início do programa LCA, na primeira metade da década de 1980, foi realizada uma concorrência para escolher um parceiro internacional que forneceria à HAL (Hindustan Aeronautics Ltda) a assessoria necessária em novas tecnologias para o desenvolvimento da aeronave. A concorrência, em que participaram a inglesa BAe, a francesa Dassault e a alemã MBB foi vencida pela última. Mas em 1985 a Índia, aparentemente insatisfeita com os resultados da parceria com os alemães da MBB, fechou um novo contrato junto à francesa Dassault. O desenvolvimento do caça começou efetivamente em 1986, seguido pelo projeto do motor Kaveri em 1988.