O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e sua mulher, Carla Bruni, chegaram ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira para participar de uma reunião de cúpula entre União Européia e Brasil, com presença de Luiz Inácio Lula da Silva.

A agenda de Sarkozy inclui contratos para a venda de 50 helicópteros e a quatro submarinos ao Brasil. As duas aquisições pressupõe a transferência de tecnologia entre os dois países e fazem parte de uma parceria estratégica que contará com consultoria francesa ao governo brasileiro para a construção de submarinos de propulsão nuclear até 2020.O pacote dá o passo inicial da Estratégia Nacional de Defesa, plano formulado em conjunto pelo Ministério da Defesa e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, lançado com estardalhaço na semana passada em solenidade no Palácio do Planalto. A questão da transferência de tecnologia é o mote central dos contratos pré-negociados com o comando das Forças Armadas. Não há divulgação sobre o custo total das compras. Mas a fabricação dos 50 helicópteros EC-725 Cougar ­ que serão montados no Brasil pela parceria Eurocopter-Helibras, representará investimentos de US$ 400 milhões na adaptação da linha de montagem da Helibras, em Minas Gerais.

A jóia da coroa, entretanto, é a negociação entre Brasil e França para a renovação da frota brasileira de caças, dentro do projeto FX2. A comitiva francesa desembarca no Rio centrada no avanço das negociações entre os dois países em torno do contrato.

Na ocasião da visita de dos dias ao Rio de Janeiro, a primeira-dama da França planeja se voltar para assuntos de interesse social. Na sua estadia, Carla pretende visitar um hospital no Centro do Rio que tem um banco de leite materno para recém-nascidos desnutridos. Amanhã, quando completa 41 anos, visitará ainda a favela Pavão-Pavãozinho e assistirá ao desfile da Moda Fusion, associação franco-brasileira exemplo de criatividade das mulheres das favelas. O pai biológico de Carla Bruni, Maurizio Remmert, que mora em São Paulo, deve se encontrar com o casal Sarkozy. Depois da visita oficial, eles planejam ainda passar uma semana de férias no Brasil, até o dia 29 de dezembro com a família de Carla, em local não divulgado.

Fonte: Jornal do Brasil          

Foto de cima: versão Caracal do EC 725, operado pela Força Aérea Francesa –  foto Sirpa air via Armée d l’air

Foto de baixo: R. Andrade – Folha de São Paulo

wpDiscuz