M-346 “Master” realiza seu primeiro vôo supersônico

82

O protótipo do treinador a jato italiano M-346 atingiu Mach 1.15 em vôo de 75 minutos realizado nesta quinta-feira, 18 de dezembro, conforme notícia veiculada pela Alenia-Aermacchi.  Os testes com o protótipo continuarão até que seja atingida a velocidade projetada de Mach 1.2. A última marca alcançada, em 2007, foi de Mach 0,96.

Segundo a empresa, a performance alcançada é resultado da integração entre a nova versão do software de controle Fly by Wire quadruplex com o conjunto aerodinâmica / motorização (são duas turbinas Honeywell F124, que permitem uma razão peso-potência próxima de 1). O treinador avançado / Lift (Lead In Fighter Trainer) M-346 foi projetado para manter-se plenamente controlável em ângulos de ataque além de 35 graus, o que, aliado a uma interface homem-máquina representativa da nova geração de aeronaves de combate, permite simular características de caças como o Eurofighter Typhoon, F-16, Rafale e F-35. Em julho de 2008, o primeiro M-346 de pré-produção fez seu vôo inaugural.

A Alenia-Aermacchi também divulgou que, após concurso realizado entre outubro e novembro para a escolha de uma denominação para a aeronave, o nome ganhador foi “Master”. A pessoa que venceu o concurso (foram mais de 4.000 nomes sugeridos) ganhou um vôo no M-346.  

Fonte e fotos: Alenia-Aermacchi

wpDiscuz