Não deve demorar muito para que cenas como a de cima passem definitivamente à história. Atualmente o Vought A-7 Corsair II, bastante conhecido pela sua atuação no Vietnã (USN e USAF) e, mais recentemente, pela disponibilidade de 95% alcançada na Guerra do Golfo, é operado por apenas uma Força Aérea: a grega. Na foto acima, a aeronave do meio ostenta pintura especial do “Tiger Meet” de 2007.

A Força Aérea Grega ainda opera o Corsair II em dois esquadrões da Base Aérea de Araxos, o 335 “Tiger” e o 336 “Olympos”. As aeronaves são equipadas com o turbofan Allison TF41-A-400, de 14.450 libras de empuxo, uma versão norte-americana do Rolls Royce Spey (motor que equipa os A-1 da FAB).  Segundo a Força Aérea Grega, o vetor está chegando ao final de sua vida operativa, e sua substituição por um caça de quarta geração é uma das prioridades mais altas da Força. Portugal, que também foi um dos últimos operadores do tipo, desativou definitivamente seus “corsários” em 1999, enquanto que a Tailândia mantém os seus estocados, deixando a Força Aérea Grega como último operador do Corsair II no mundo.

Os gregos ainda operam “antigas” aeronaves F-4E / RF-4E Phantom II, ao lado de modelos mais novos, como os F-16C/D Blk 30,50 e F-16C/D Blk 52+ e os Mirage 2000E/BGM e Mirage 2000-5.

Fonte e Fotos: Força Aérea Grega (Πολεμική Αεροπορία)

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