IRST do Super Hornet poderá ser instalado no… tanque central
A informação é do site Defense Industry Daily. No dia 10 de dezembro uma subsidiária da Boeing, a McDonnell Douglas Corp, teria recebido um contrato de 12 milhões de dólares para serviços relacionados à fase de desenvolvimento tecnológico de um sistema IRST (Infa-Red Search & Track) para os Super Hornet.
Complementando a notícia, o site relacionou uma decisão que teria sido tomada anteriormente em relação ao design, conforme estabelecido em uma parceria da Boeing com a divisão de mísseis e de sistemas de controle de fogo da Lockheed Martin: ao invés de instalar o equipamento de IRST na fuselagem da aeronave (em diversos caças, o sistema é instalado logo à frente do pára-brisa), o que acarreta modificações na estrutura e no cabeamento, a instalação seria feita num novo modelo de tanque externo central, que nesse caso teria sua capacidade diminuída de 480 para 330 galões de combustível.
Teoricamente, isso reduziria os custos e esforços para integrar o sistema a toda a frota existente de F-18 E/F. Mas fica a inevitável pergunta, caso a Boeing continue seguindo por esse caminho: em uma situação de combate, seria um tanque externo a melhor localização para um sistema IRST?