F-5 suíços: concorrência para substituto pode incluir ofertas de usados
Fase de vôos de avaliação dos três concorrentes (Eurofighter, Gripen e Rafale) já terminou
No último dia 2 de dezembro, foi anunciado pela armasuisse que terminou a fase de vôos de avaliação dos três caças que concorrem para substituir parte dos F-5 da Suíca: o Eurofighter da EADS (último a fazer os vôos de avaliação no país), o SAAB Gripen e o Rafale, da Dassault. Cada candidato realizou, durante três semanas, 50 vôos em conjunto com caças F-5 e F-18 da Força Aérea Suíça, incluindo vôos noturnos e supersônicos.
Porém, comenta-se que a armasuisse (a agência governamental responsável pelas compras de defesa da Suíça), poderá aceitar também ofertas de aeronaves usadas na concorrência. As ofertas seriam avaliadas pelos mesmos critérios que estão sendo utilizados nas propostas de aeronaves novas, embora a agência esclareça que vê mais sentido na compra de aeronaves novas. Não se deve esquecer, contudo, que o orçamento disponível para a compra é de aproximadamente 2 bilhões de dólares, o que pode limitar bastante o número de aeronaves novas a serem adquiridas.
O próximo passo da concorrência (chamada de Partial Tiger Replacement, pois visa substituir apenas 3 dos 5 esquadrões suíços de F-5) deverá ser o convite, em janeiro de 2009, para que os três concorrentes submetam à armasuisse as suas segundas ofertas. Um relatório de avaliação deverá ser apresentado pela agência em maio de 2009 e, em abril, espera-se que o vencedor dos três concorrentes seja anunciado. Isso se nenhuma oferta de usados parecer mais atrativa…
Fontes: armasuisse, DID e Aviation Week / Ares