Detalhes sobre os futuros F-16 marroquinos, que desbancaram os Rafales

77

Os fãs do Fighting Falcon devem estar adorando as últimas matérias do Blog do Poder Aéreo, já que o F-16 está em boa parte delas. Mas trata-se apenas de coincidência, acarretada pela dinâmica das notícias, e espero não ser acusado de favorecer uma aeronave (a qual não nego gostar bastante) que está fora dos planos da FAB, como outro editor foi acusado de favorecer um certo submarino fora dos planos da MB, lá no Blog do Poder Naval… 

Enfim, uma das mais recentes notícias diz respeito aos futuros F-16 do Marrocos, já que em 2007 o caça da Lockheed Martin derrotou o favorito Dassault Rafale na concorrência para reequipar sua Força Aérea, que hoje conta com apenas 2 esquadrões de F-5 e dois de Mirage F-1 além de velhos Cessna AT-37. Pouco, na análise fria dos números, para encarar a vizinha Argélia, que conta com Mig-29, Su-24, Su-25, Mig-23 e deverá receber novos Su-30MK e Mig-29SMT.

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2008, a Raytheon anunciou que os 24 F-16C/D Block 50/52 adquiridos pelo Marrocos serão equipados com o sistema ACES de contramedidas, considerado o estado-da-arte na gama de opções para os Fighting Falcon. Trata-se de um sistema integrado de RWR, Jammer e lançadores de chaff e flare, projetado para operar em ambientes saturados eletronicamente. Originalmente, os F-16 marroquinos seriam equipados com o sistema ASPIS II, também da Raytheon, menos sofisticado.

Em junho, a Real Força Aérea Marroquina já havia selecionado os motores Pratt & Whitney F100-PW-229. O valor total da compra, caso sejam exercidas todas as opções, pode chegar a 2,4 bilhões de dólares para os 24 F-16 C/D Block 50/52, incluindo 4 radares APG-68v9 sobressalentes, tanques conformais, 5 motores sobressalentes, 12 pods AN/AAQ-33 Sniper ATP ou AN/AAQ-28 LITENINGentre, entre outros equipamentos.

A título de comparação, a França perdeu a concorrência oferecendo duas opções: 18 Rafales por 2,6 bilhões de dólares ou 24 por US$ 3,2 bilhões.

Fonte: Defense Industry Daily

Foto: Lockheed Martin

wpDiscuz