FAB em Santa Catarina: 5 helicópteros em operação e 1670 pessoas resgatadas
1670. Esse é o número de pessoas resgatadas em quatro dias de operação dos helicópteros da Força Aérea Brasileira nas cidades do Vale do Rio Itajaí Açu. Até o momento, as aeronaves já voaram mais de 90 horas para encontrar vítimas da calamidade. Os helicópteros já transportaram também mais de 23 toneladas de alimentos. Até agora, foram 42 decolagens.
Força Nacional – Um avião C-105 Amazonas transportou, de Brasília para Navegantes (SC), 45 militares da Força Nacional de Segurança que também atuarão na busca e resgate de vítimas nas áreas das enchentes em Santa Catarina. Entre os passageiros da aeronave, também estavam 12 cães farejadores. Para a tripulação da aeronave, que saiu de Manaus, e já está engajada em outros transportes em meio à calamidade, a missão é especial e gratificante. Eles atuam também em secas e enchentes na Amazônia.
Remédios – Uma aeronave C-130 Hércules chegou ontem (quinta-feira, 27) com 10 toneladas de medicamentos doados pelo Ministério da Saúde. Com a diminuição gradativa das águas, é grande a atenção agora das autoridades sanitárias para a possibilidade de diversos tipos de doenças.
Helicópteros – Desde esta quarta-feira, dia 26, são empregados pela Aeronáutica na área, ao todo, cinco helicópteros (um H-60 Blackhawk, dois CH-24 Super Puma e dois H-1H) de esquadrões de diferentes lugares do País.
Fonte e foto: CECOMSAER (conforme notícia publicada em 28-11 às 17h19)