C-130 da FAB cumpre missões de combate a incêndio na Chapada Diamantina

40

 

O 1º Grupo de Transporte de Tropa (1ºGTT) realizou no período de 6 a 12 de novembro de 2008, na localidade de Lençóis – BA, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, a segunda missão real de Combate a Incêndio Florestal com a aeronave C-130 Hércules no Brasil. A aeronave foi equipada com um sistema modular de combate a incêndio aero-embarcado, ou em inglês, Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS). Para cumprir a missão foram deslocados para o local, além da aeronave, equipamentos de apoio necessários para a operação e 34 militares, entre tripulantes, mantenedores do MAFFS e equipe de manutenção.

Na chegada do 1º GTT o incêndio já havia destruído cerca de 1/3 do Parque Nacional da Chapada da Diamantina. No dia 6 de novembro, após a chegada do Grupo, todo material de apoio como: piscinas para armazenamento de água, retardante e compressor de ar foi montado, de modo a possibilitar o início da Operação no dia seguinte quando foram iniciadas as missões de Combate a Incêndio Florestal, com o lançamento de um composto químico retardante denominado LICET, e de fabricação nacional, pela primeira vez empregado em operações reais. Este produto químico é misturado com água e lançado pela aeronave à frente do foco de incêndio. Seus componentes impedem a progressão do incêndio, facilitando o trabalho dos bombeiros e brigadistas voluntários que realizam o combate no terreno.

Foram realizadas 14 missões durante a Operação, com o lançamento de 13.000 litros da mistura água-retardante em cada saída, totalizando 182.000 litros. Também participaram do combate ao incêndio 4 aeronaves AIRTRACTOR e 3 Helicópteros Esquilo sendo a coordenação dos vôos realizada pela equipe da Força Aérea presente no local. O foco principal do incêndio era uma faixa de 14 Km de fogo que se deslocava 1,7 Km por dia. E o combate ao incêndio contou com a participação de vários órgãos: IBAMA, PREVFOGO, Defesa Civil, Grupamento de Bombeiro de Lençóis, Polícia Militar da Bahia, FAB e a Empresa de Aviação Americasul. A Operação possibilitou ao Grupo agregar mais experiência na capacitação de suas tripulações nesta nova missão e aprimorar as técnicas de Combate a Incêndio Florestal.

Fonte e fotos: FAB

Nota do Blog: em 14 de setembro de 2006, o  C-130 FAB 2451 do 1ºGTT (da Base Aérea dos Afonsos) utilizou pela primeira vez o MAFFS em treinamento realizado na Califórnia – EUA. Na ocasião, a FAB divulgou as fotos acima (as fotos do alto da matéria são da operação na Chapada Diamantina). Participaram da instrução na operação e manutenção do equipamento militares do  1°GTT, do PAMA-GL (Parque de Material Aeronáutico do Galeão) e da CABW (Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington). Os vôos de treinamento contaram com  instrutores da Air National Guard, dos Estados Unidos. O MAFFS é um sistema pressurizado que, por meio de um conjunto de cinco tanques, é capaz de dispersar 3.000 galões (11.340 lts) de agente retardante no combate a incêndios florestais. Trata-se de uma tecnologia já consolidada, em operação há mais de 30 anos em diversos países.

A FAB adquiriu dois equipamentos MAFFS, em kits que permitem configurar aeronaves Hércules C-130 para missões de combate a incêncio em curto espaço de tempo. Segundo a Força, o Brasil é pioneiro na América do Sul no emprego desse sistema.

wpDiscuz