República Dominicana – Legislativo aprova compra de Super Tucanos
A Câmara dos Deputados da República Dominicana aprovou hoje (11/11) um polêmico empréstimo de US$ 93,7 milhões para adquirir no Brasil oito aviões Super Tucanos da Embraer que serão destinados ao combate ao narcotráfico.
Apesar da rejeição dos deputados opositores, a aprovação foi obtida com a maioria na Câmara Baixa do governista Partido da Libertação Dominicana (PLD).
O empréstimo já tinha sido aprovado anteriormente pelo Senado e agora será enviado ao Poder Executivo para sua promulgação.
Legisladores opositores denunciaram que vários de seus colegas supostamente receberam dinheiro para emitir seu voto a favor.
No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Julio César Valentín, rejeitou essas acusações ao defender a honestidade da maioria dos legisladores “de todos os partidos”.
Os deputados do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), o principal de oposição, e vários do também opositor Partido Reformista Social Cristão (PRSC) rejeitaram o projeto de empréstimo ao considerar que a soma destinada a adquirir os aviões deveria ser invertida em serviços de educação e saúde para a população.
O projeto foi impulsionado no Congresso dominicano pelas Forças Armadas, que defendem a necessidade de adquirir os aviões para resguardar o espaço aéreo e a costa nacional diante do avanço do narcotráfico internacional, que utiliza o país como ponte de suas operações.
Fonte: EFE