Homenagem do Blog aos “Flanqueiros” da velha guarda – safra de 1998, pelo menos

Mesmo de licença forçada dos blogs, devido a diversos compromissos profissionais, confesso que não resisti ao lema lançado, em comentários recentes, por uma das chamadas “viúvas do Flanker” que freqüentam o Blog do Poder Aéreo (deixo claro que uso o termo “viúvas do Flanker” de forma carinhosa, não pejorativa. Eu, por exemplo, me considero “viúvo de F-20 Tigershark“).

Para homenagear todos os que sonharam e ainda sonham em ver caças Sukhoi na FAB, achei no baú a foto principal de uma matéria da revista Aero Magazine de julho de 1998, sobre a visita (a primeira da história, segundo a reportagem) de dois caças supersônicos russos a Anápolis, em demonstração oficial para a FAB. O programa FX mal havia iniciado sua fase de RFI (Request for Information), e a Rússia mandou para Anápolis dois modelos da família Flanker, o então chamado Su-37, monoplace apresentado apenas dois anos antes em Farnborough, e o Su-30MK, biplace.  Ambos vieram diretamente do Chile, após se apresentarem na FIDAE 98 e permaneceram de 2 a 7 de abril de 1998 na BAAN.

Na época, o Su-37 era celebrado como o único caça do mundo com vetoração de empuxo. Semanas antes, o JAS39 Gripen e o Dassault Mirage 2000 também haviam se apresentado para a FAB. E lá se vão mais de dez anos…

Voltando ao presente, não vamos esquecer que, na última enquete, a eliminação do Su-35 foi considerada como absurda pela maior parte dos participantes deste Blog. Infelizmente (para os fãs dos Sukhoi) a enquete atual não inclui os Flanker diretamente, mas há sempre uma quarta opção para quem ainda tiver esperanças para sinalizar um “Fora F-X2”! Divirtam-se!

Foto: Cláudio Lucchesi, atual diretor-editor da C&R Editorial, que publica a Revista Asas, em matéria para a edição de julho de 1998 da revista Aero Magazine.

wpDiscuz