Agência Bolivariana para as Atividades Espaciais lança satélite “socialista”

78

A Venezuela lançou nesta quarta-feira ao espaço seu primeiro satélite, o Simón Bolívar, construído na China

A Venezuela lançou nesta quarta-feira ao espaço seu primeiro satélite, o Simón Bolívar, construído na China, com objetivos exclusivamente civis e com o qual o presidente Hugo Chávez deseja avançar na ‘construção do socialismo’ e na integração latino-americana. O satélite geoestacionário Venesat-1 foi lançado às 12h20, hora local (16h50 GMT) do centro espacial Xichang, na província chinesa de Sichuan (sudoeste).
Chávez, acompanhado do presidente boliviano Evo Morales, esteve na cidade de Luepa, a leste da Venezuela, onde fica a segunda estação terrena de controle do Simón Bolívar. ‘O que tem a ver um satélite com o socialismo? Uma empresa capitalista lança um satélite para fazer dinheiro. Este, agora, é um ato de libertação e independência (…) para construir o socialismo dentro da Venezuela e para cooperar com outros povos’, declarou Chávez.
Com o satélite, acrescentou, o governo venezuelano deseja dar um passo adiante em ‘sua soberania tecnológica’, acrescentou, afirmando que ‘não é para nós, mas para os povos da América Latina e do Caribe (…) É mais um passo para a independência’, celebrou Chávez, assegurando que o projeto ‘romperá com o analfabetismo tecnológico’.
Durante seus 15 anos de vida útil, o Simón Bolívar será ampliado ‘a países irmãos’ para desenvolver ‘programas sociais, por exemplo de alfabetização ou medicina’ servindo, também, para baratear e agilizar os sistemas de telecomunicações, segundo a ministra da Ciência e Tecnologia, Nuris Orihuela.
A construção e a colocação em órbita deste satélite – um projeto iniciado em 2002 – custaram à Venezuela 241 milhões de dólares, aos quais se somam 165 milhões pela construção das duas sedes terrestres de controle.
O Simón Bolívar estará situado a 36.000 km da superfície terrestre, na órbita hemisférica 78-Oeste, cedida pelo Uruguai, o que fará com que o sinal de 1.300 megahertz (MHz) se estenda do sul do México até a metade do território da Argentina e Chile.

Fonte e fotos: AFP, via Cosmo on Line e yahoo

Nota do Blog: segundo reportagem sobre o mesmo assunto veiculada no jornal Folha de São Paulo, o centro de operações da cidade de Luepa pertence à chamada Agência Bolivariana para as Atividades Espaciais (Abae), a “Nasa local”.

Publicidade

wpDiscuz