E-Jets da Embraer ultrapassam 2 milhões de horas de vôo

30

A família Embraer 170/190 de E-Jets em operação no mundo ultrapassou recentemente a expressiva marca de 2 milhões de horas voadas. A frota de aeronaves e a base de clientes continuam crescendo rapidamente e hoje totalizam mais de 450 jatos em operação, em 50 empresas, em mais de 30 países.
Com uma base de clientes diversificada, que conta com companhias aéreas com modelos de negócios que vão desde empresas regionais, passam por empresas tradicionais e chegam até a empresas de baixo custo, os E-Jets operam com elevados níveis de pontualidade – excedendo 99,1% -, excelente conforto, baixo consumo de combustível e reduzido custo operacional.
Os quatro jatos da família – Embraer 170, Embraer 175, Embraer 190 e Embraer 195, operam hoje em todos os continentes. Atingiram uma taxa de cancelamento de vôos por problemas técnicos excepcionalmente baixa (inferior a 0,2%, ou seja, menos do que dois vôos cancelados a cada mil efetuados), resultado de um projeto robusto, do sólido suporte pós-venda da Embraer e da dedicação de mecânicos e engenheiros das empresas aéreas operadoras.
“A rápida expansão da frota de E-Jets no mundo, tanto em termos de amplitude geográfica como de diversidade de empresas aéreas que já operam esta moderna família de jatos, fundamenta-se na enorme flexibilidade que estas aeronaves oferecem. Desde que entraram em operação, os E-Jets são uma importante ferramenta de aumento da eficiência para as companhias aéreas e de transporte com conforto superior para os usuários”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.
Desde o último mês de julho, 30 vendas de E-Jets foram anunciadas para clientes na Áustria (NIKI), Arábia Saudita (NAS Aviation), China (Kun Peng), México (Aeroméxico), Moçambique (LAM) e República de Montenegro (Montenegro Airlines). A carteira de pedidos da família Embraer 170/190 de E-Jets fechou o terceiro trimestre de 2008 com 865 ordens firmes e 813 opções. Nesse período, três novas companhias entraram na lista de operadores: Kun Peng, da China; TACA, de El Salvador; e Virgin Nigeria.
A família Embraer 170/190 é composta por quatro jatos comerciais com 70 a 122 assentos. Os E-Jets têm velocidade operacional máxima de Mach 0,82, voam a uma altitude de até 12.500 metros (41.000 pés) e possuem alcance de 4.400 km (2.400 milhas náuticas). Outro ponto forte é a tecnologia fly-by-wire utilizada no sistema de comandos de vôo, semelhante à empregada em jatos comerciais maiores e aeronaves militares avançadas.
A família de jatos Embraer 170/190 possuí o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço, que minimizam o tempo de permanência em solo.

NOTA DO BLOG: Como tudo tem a lei da compensação, agora podemos afirmar com orgulho: entre os BRICs, o Brasil é o único a ter uma indústria aeronáutica com tamanho sucesso na aviação comercial mundial.

wpDiscuz