USAF se esforça para manter sua frota de T-38 em vôo
Os membros do 573rd Commodities Maintenance Squadron da USAF, da Base Aérea de Robins, continuam a dedicar longas horas de trabalho para que a formação de pilotos de combate não seja paralizada.
Muitos membros do esquadrão vêm trabalhando 10 horas dia, sete dias por semana, para fabricar um novo atuador de aileron para o jato T-38 Talon, usado para treinar pilotos.
Um T-38 caiu em abril, matando o instrutor e o aluno. Um defeito no atuador do aileron foi declarado como um fator contribuinte na colisão.
O problema ameaça groundear todos os T-38, mas o pessoal do Warner Robins Air Logistics Center e do Air Force Materiel Command e outros dois depósitos, Hill AFB, Utah, e Tinker AFB, Oklahoma, assumiram a tarefa de desenvolver um substituto para o atuador.
Cerca de 32 pessoas estão envolvidas na produção dos atuadores na Robins AFB, e o pessoal do esquadrão espera aumentar a produção para 75 atuadores por semana.
Devido à idade do T-38, os atuadores originais, feitos de alumínio, não estão mais disponíveis, razão pela qual tiveram de ser fabricados a partir do zero.
A USAF opera atualmente 546 jatos T-38, que tem a mesma estrutura básica do F-5 Freedom Fighter.