Nova secretaria da Defesa centralizará compras de helicópteros para as Forças

43

Brasília, 09/10/2008- O Ministério da Defesa deverá criar uma nova secretaria com a função de centralizar as compras de alguns materiais e equipamentos destinados à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, inclusive os novos helicópteros que serão fabricados pela Helibrás. A informação foi dada na última quarta-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante visita ao Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP).
“Nós estamos caminhando para a criação, no Ministério da Defesa, de uma secretaria de compras de materiais de defesa, para não ficar pulverizado. Nós teremos um ganho de escala e uma organização maior da definição das políticas de compras das Forças”, explicou Jobim.
Outra mudança administrativa já sinalizada pelo ministro aos comandantes das Forças, foi a reestruturação do orçamento anual de cada uma delas. A solicitação é de que as atividades de manutenção, relativas à subsistência das organizações, sejam separadas das ações destinadas a melhorias, devendo estas últimas ser apresentadas sob a forma de projetos.
Desta forma, a Defesa fará a priorização dos projetos e a distribuição dos recursos necessários à sua execução. Esse novo formato deverá ser exercitado a partir de 2009, com vistas à elaboração do orçamento de 2010.
Em relação aos helicópteros de transporte, modelo EC-725, sucessor do Super-Cougar, o ministro explicou que estará incluído no “acordo guarda-chuva” a ser assinado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, e no qual estarão incluídos também os submarinos convencionais e a propulsão nuclear.
“Imediatamente após, formatar-se-ão os contratos. Isto será feito através da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, mas com uma característica: a centralização de compras vai ser através do Ministério da Defesa”. A previsão é de uma compra mínima de 50 unidades, quantidade considerada necessária para tornar viável o investimento no Brasil.

FONTE: MinDef

wpDiscuz