RAF será segundo usuário de RC-135

0

A Royal Air Force estuda a possibilidade de adquirir três aeronaves Boeing KC-135R e transformá-las em RC-135V/W Rivet Joint. O estudo está adiantado e somente depende de alguns trâmites legais para que o contrato seja formalizado.

A família RC-135 compreende uma série de aeronaves derivadas do Boeing 707 e utilizadas para diversas funções de apoio ao campo de batalha incluindo reconhecimento, inteligência e espionagem. São especialistas nas funções Elint, Comint e Sigint. Até hoje somente a USAF possuía este tipo de aeronave, todas elas baseadas em Offutt-Nebraska e pertencentes à 55a Ala Aérea. Recentemente as diversas versões de RC-135 passaram por um processo de modernização que incluiu remodelação da cabina de pilotagem com a integração de um painel tipo “glass cockpit” e novos equipamentos de navegação; substituição dos turbojatos TF-33 por turbofans CFM-56 e diversas atualizações no equipamento eletrônico.

O RC-135, desde que foi introduzido em serviço em 1967, participou de praticamente todas as ações militares dos EUA desde então. Os britânicos puderam compartilhar de muitas das valiosas informações coletadas por estas aeronaves durante a Guerra Fria e nos conflitos regionais subsequentes que estiveram envolvidos. Agora pretendem operar três destas aeronaves. Mas tudo isto tem um custo. A aquisição de somente três células e a sua conversão em RC-135V/W Rivet Joint custará perto de 1,1 bilhão de dólares.

Publicidade

wpDiscuz