FX-2: estaremos de olho
Não sei se o pessoal da FAB tem idéia de que milhares de civis no Brasil acompanham de perto e com atenção a disputa pelo Programa FX-2.
Agora, mais do que no primeiro F-X, que foi cancelado pelo Governo Lula recém empossado, muito mais pessoas estão opinando e a grande mídia tem dado mais cobertura sobre o assunto.
Isso é muito bom, porque há uns 20 anos, esse tipo de assunto era apenas para alguns poucos iniciados, leitores das revistas especializadas como a Aero, Voar, Flap Internacional, Defesa Latina, etc.
Com o surgimento da Internet então, verdadeiros pólos de conhecimento e discussão foram se formando e hoje, a informação se espalha muito rapidamente. Existem torcidas quase organizadas por cada tipo de avião, e a eliminação do Su-35, por exemplo, deixou muitos corações partidos.
Sabemos que os pilotos da FAB vão voar os aviões finalistas a partir de janeiro e que as propostas dos fabricantes, que possuem milhares de ítens, vão ser analisadas e confrontadas. Confiamos no profissionalismo dos pilotos e do Comando da FAB.
Nos próximo meses, nossos olhares estarão mais atentos sobre a disputa e nós, que não decidimos nada, apenas opinamos e torcemos, esperamos que o melhor candidato para o Brasil seja escolhido. E, pedimos, por favor, que essa escolha não passe do dia da Aviação de Caça de 2009, o comemorado 22 de abril.