Em vista da recente publicação aqui mesmo no Blog do Poder Aéreo, de matéria sobre a WSO Vanessa Mahan da USAF, achamos por bem reproduzir (com justificável atraso, afinal este Blog tem pouco mais de um mês de vida), uma nota que saiu no site Tecnodefesa, em 15 de agosto. Nossa primeira oficial-aviadora a cumprir serviço de alerta no 1º/3º Gav pode não voar nos F-15E Strike Eagle mas, com a perseverança que lhe acompanhou até hoje, em breve deverá estar na primeira linha e, quem sabe, pilotar os sonhados “FX-2”. Mas provavelmente não deve estar se queixando de falta de ação no Esquadrão “Escorpião”!

AVIADORA NO ALERTA DE DEFESA AÉREA
Pela primeira vez, uma aviadora da FAB no serviço de alerta de defesa aérea

Por Ivan Plavetz
A primeira oficial aviadora da FAB a cumprir um período de serviço de alerta pertence ao 1º/3º G.Av. Esquadrão “Escorpião” sediado em Boa Vista (RR) e o pioneiro acontecimento ocorreu no último dia 13. A piloto, cuja identidade não foi divulgada, voa nos A-29 Super Tucano e esta apta, no caso de possível acionamento, para executar medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro.
As primeiras mulheres a freqüentar o curso de Formação de Oficiais Aviadores ingressaram na AFA (Academia da Força Aérea) em 2003 e onze delas chegaram ao final do curso em 2006. Dessas onze, três delas formaram-se pilotos de caça no final de 2007, freqüentando durante 11 meses o Curso de Formação Operacional (CEO) no 2º/5º G.Av. “Esquadrão Joker” em Natal.

Fonte e foto: tecnodefesa.

Obs: outras notícias veiculadas na internet dão conta de que a mesma oficial aviadora também participou da recente operação VENBRA V- 2008, em exercícios de defesa aérea conjuntos entre Brasil e Venezuela.

wpDiscuz