NEW DELHI, 29 de setembro – A Rússia e a Índia desenvolverão conjuntamente duas versões de um novo caça de quinta geração, afirmou o chefe de uma empresa indiana de defesa, na segunda-feira.

O caça avançado multifunção russo-indiano será desenvolvido pela Sukhoi, que faz parte da United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia, juntamente com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL), da Índia, conforme um acordo intergovernamental assinado em outubro de 2007.

“Os aviões terão diferentes asas, equipamentos eletrônicos e radares,” disse K. Baweja Ashok, presidente da HAL, após uma reunião da comissão intergovernamental russo-indiana, sobre a cooperação técnica militar, em Nova Deli.

Ele também disse que Índia vai desenvolver uma versão de dois lugares, para satisfazer as exigências da doutrina de superioridade aérea indiana, enquanto a Rússia vai desenvolver a versão de um único assento.
A Sukhoi russa disse há pouco que havia começado a construção de um protótipo do caça de quinta geração, que terá características de alta manobrabilidade e stealth, para garantir a superioridade aérea e a precisão na destruição de alvos terrestres e marítimos.

A versão russa será construída na fábrica de Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente da Rússia.
Os vôos de testes do caça de quinta geração terão início em 2009, e a produção em massa da aeronave pode começar em 2015, disse a Sukhoi.

A cooperação militar entre a Rússia e a Índia remonta quase meio século, e este país representa cerca de 40% das exportações de armas russas.

A comissão intergovernamental russo-indiana terá sessões realizadas anualmente, alternando entre Nova Deli e Moscou. A reunião anterior teve lugar na capital russa, em outubro de 2007.

FONTE: RIA Novosti

wpDiscuz