Japão quer acelerar a aquisição de um novo caça

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O Japão pretende acelerar a renovação de seus caças, depois que Washington bloqueou a venda do mais avançado caça americano, o F-22 Raptor. A JASDF (Japan Air Self-Defense Force) também tem planos para reduzir as horas de vôo, para retardar o envelhecimento da sua frota de caças F-4 Phantom, que tinham sua substituição programada, mas que ainda vão ter que esperar.
O ministério da defesa do Japão solicitou mais 94,7 bilhões de ienes (US$ 865 milhões) para atualizar seus caças F-15, que foram quase todos construídos sob licença pela Mitsubishi Heavy Industries Ltd.

A JASDF tem 22 F-15s equipados com avançados sistemas de radar e mísseis e quer comprar equipamentos para a renovação de mais 38 aviões. No ano passado, o ministério solicitou também mais dinheiro para o desenvolvimento do seu próprio caça, mas não fez qualquer menção a essa possibilidade neste ano.
O caça europeu Eurofighter Typhoon está sendo considerado como provável substituto para o F-4 na JASDF.

Os Phantom japoneses foram modernizados no final da década de 80 e início de 90 para o padrão Kai, que significa “extra” ou “ampliado”. Os aviões receberam um novo radar AN/APG-66J, novo HUD, sistema IFF AN/APZ-79 e uma plataforma de navegação inercial Litton LN-39.
Um novo sistema RWR J/APR-6 também foi instalado e os aviões podem levar um pod ECM Westinghouse AN/ALQ-131.

Para missões ar-ar os Phantom F-4EJ Kai são equipados com mísseis AIM-7E/F Sparrow e AIM-9L/P Sidewinder. Para missões antinavio levam o míssil japonês Mitsubishi ASM-1.

Dos 110 caças F-4 originais, foram modernizados 96 F-4 e 17 foram convertidos para a versão de reconhecimento RF-4EJ Kai, da foto abaixo.

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