Bombardeiros russos TU-160 Blackjack aterrissaram na Venezuela

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Dois bombardeiros estratégicos supersônicos russos TU-160 aterrissaram no dia 10 de setembro, no aeródromo militar Libertador, na localidade de Palo Negro, no estado Aragua da Venezuela. De acordo com o Ministério da Defesa russo, durante vários dias os aparelhos, incorporados na unidade de bombardeiros pesados de Engels (região de Saratov na parte européia da Rússia), realizam vôos de patrulhamento e treinamento sobre as águas internacionais e logo regressarão à sua base.
No decorrer de seu vôo à Venezuela, de cerca de 13 horas, realizado sobre águas do Oceano Glacial Ártico e do Atlântico, os aviões russos foram escoltados por caças da OTAN, diz o comunicado do ministério russo.
“Todos os vôos dos aviões da Força Aérea realizam-se em estrita conformidade com as normas internacionais do uso do espaço aéreo sobre águas internacionais, sem violação do espaço aéreo de qualquer Estado”, destaca o Ministério da Defesa russo.
O presidente da Venezuela , Hugo Chávez, disse no passado 1 de setembro que “se os aviões russos, que dão a volta ao mundo, necessitam aterrissar em alguma pista venezuelana para equipar, bem-vindos serão”.
No dia 17 de agosto de 2007 o então presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que a aviação estratégica russa recomeçou vôos nas regiões distantes, suspendidos em 1992. Segundo Putin, as missões de patrulhamento, de caráter estratégico, se realizam em zonas da navegação marítima intensa e de interesse econômico da Rússia.
Os bombardeiros estratégicos que realizam as tarefas de patrulhamento sobre águas internacionais no Pacífico, Atlântico, Índico, Oceano Glacial Ártico e Mar Negro não levam armas nucleares a bordo, disse o Comandante da Aviação Estratégica da Rússia, o general major Pavel Androsov.
O bombardeiro supersônico Tu-160 Blackjack começou a ser desenvolvido pela empresa Tupolev em 1975. O aparelho é destinado a destruir, com armas nucleares e convencionais, os alvos de maior importância nas áreas distantes do teatro de operações e em missões intercontinentais.
Atualmente a Força Aérea russa dispõe de 20 aparelhos TU-160. Os quatro tripulantes de cada avião se encontram numa cabina hermética, sendo o Tu-160 um monoplano quadrimotor com as asas de geometria variável. A velocidade máxima a grande altura é de cerca de 2.000 km/h e de 1.300 km/h a nível do mar. O teto de serviço é de 16.000 metros, o alcance operativo máximo com a carga normal sem reabastecimento no vôo é de 14.000 quilômetros , o alcance com a carga máxima atinge 10.500 quilômetros, a corrida de decolagem ( com a carga máxima ) é de 2.200 metros . A envergadura do Tu-160 é de 55,7-35,6 metros. O avião tem a largura de 54,1 metros e a altura de 13,1 metros, seu superfície de asas é entre 360 – 400 metros quadrados.
O aparelho está dotado de equipamento da navegação e pontaria, que lhe permite um vôo automático e uso das armas de dia ou de noite, em quaisquer condições meteorológicas e quaisquer áreas de operações . Está equipado por radar biestático de detecção e pontaria e visor óptico electrônico , que garante um lançamento de bombas com muita alta precisão, seja de dia ou de noite.
Entre outros dispositivos do TU-160, destaca-se um sistema laser, que permite lançar contra os objetivos terrestres, bombas de guiagem semi-ativa. O bombardeiro leva seu armamento duas baias em tandem, no interior da fuselagem.
Segundo o tipo de missão o armamento varia: para as tarefas estratégicas, O TU-160 leva 12 mísseis de cruzeiro X-55, com cargas nucleares ou convencionais, instalados em dois lançadores tipo “tambor” (semelhante ao de um revólver), e mísseis aerobalísticos supersônicos X-15 ( 24 mísseis). O TU-160 estabeleceu 44 recordes mundiais que prova seu prestígio, segundo os dados do site oficial da empresa Rosoboronexport.

FONTE: Pravda.ru

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