Rússia quer fornecer mísseis Iskander para a Síria

0

“A Rússia está pronta para fornecer à Síria armas defensivas”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia no dia 21/8, depois de uma reunião entre os líderes dos dois países, no resort de Sochi no Mar Negro.
O presidente sírio Bashar al-Assad foi à Rússia na semana passada para uma visita de dois dias, a fim de discutir as relações bilaterais e regionais, nomeadamente a situação no Oriente Médio e no Iraque. A mídia israelense relatou que a Rússia planeja instalar mísseis superfície-superfície SS-26 Iskander (foto) na Síria e em Kaliningrado, no Báltico, em resposta à proposta do escudo de mísseis dos EUA na Europa.
O sistema de lançamento SS-26 tem dois mísseis com alcance de 280 quilômetros, e ogiva de 480 kg de explosivos com 54 elementos. Esses mísseis seriam capazes de facilmente ultrapassar sistemas de defesa aérea, como o Patriot, por causa da habilidade do Iskander de realizar violentas manobras na fase terminal de vôo e também pela liberação de decoys (chamarizes) na trajetória.
É também muito difícil evitar um lançamento de um míssil Iskander, devido à mobilidade do sistema. Os EUA têm tentado reconsiderar o tratado de controle de mísseis para impedir a venda de armas desse tipo a outros países.

NOTA DO BLOG: A Geórgia afirmou que forças russas lançaram o Iskander contra alvos civis em território georgiano, entre eles a cidade de Gori, que foi devastada pelos repetidos ataques aéreos russos durante as recentes hostilidades. Um jornal georgiano também disse que os mísseis foram lançados contra o oleoduto de Baku-Supsa. Algumas fontes confirmam que os russos dispararam pelo menos 15 desses mísseis em alvos georgianos.

wpDiscuz