O Alenia Aermacchi M-346 é um treinador transônico, resultado do trabalho conjunto realizado pela Aermacchi e pela Yakovlev.

Em 1993, as duas empresas assinaram um acordo de parceira para um novo treinador que a Yakovlev estava desenvolvendo para a Força Aérea da Rússia. A primeira aeronave resultante voou em 1996.

Naquela altura, o jato era comercializado como Yak/AEM-130, mas no ano 2000, as diferenças de prioridades entre as duas empresas trouxe um fim à parceria, e cada uma seguiu um desenvolvimento  independente da aeronave, mantendo a Aermacchi a comercialização mundial, exceto para a Rússia e as outras nações da CEI. A versão russa também está sendo desenvolvida pela Yakovlev e Sokol, num cronograma diferente.

O M-346 é uma versão altamente modificada do avião que a joint venture produziu inicialmente, e utiliza equipamentos exclusivamente de fabricantes ocidentais. O primeiro protótipo foi lançado em 7 de Junho de 2003 e voou pela primeira vez em 15 de Julho de 2004.

O M-346 foi concebido para a formação de pilotos de combate, capaz de operar em altos ângulos de ataque. Ele pode reduzir os custos operacionais (não possui pós-combustão) e de aquisição, além de ter alta confiabilidade, com dois motores e sistemas redundantes.

O design aerodinâmico do M-346 utiliza um gerador de vórtice para alta manobrabilidade e controlabilidade em elevado ângulo de ataque (até 40° graus), através de um sistema de controle Fly-By-Wire.

Os motores são Honeywell F124, o sistema de controle de vôo digital é da Teleavio/Marconi em colaboração com a BAE Systems, e os atuadores são Dowty e Microtecnica.

O M-346 tem 11,49m de comprimento, 9,72m de envergadura, peso vazio de 4.610kg<, peso máximo de decolagem de 9.500kg, velocidade máxima de 1.2 Mach, razão de subida de 6.401m/min e velocidade de stall de 166km/h. Nove pontos duros podem ser usados para uma variedade de armas, bombas, foguetes e mísseis. Abaixo, o Yak-130.

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