F-2000, o ‘gap filler’ da defesa aérea do Brasil

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O Mirage 2000 C/B foi a solução intermediária encontrada para substituir os velhos Mirage IIIBR, que prestaram bons serviços à FAB por mais de 30 anos. Os “novos” Mirage 2000, estão sendo retirados, aos poucos, dos esquadrões da Força Aérea Francesa, para serem submetidos a uma revisão geral e padronização, antes de virem ao Brasil. Foram adquiridos 10 monoplaces do modelo C e 2 biplaces modelo B, que começaram a ser entregues em setembro de 2006 com os dois primeiros exemplares. Mais dois foram entregues em 2006, seguindo lotes anuais de 4 aeronaves, sendo 4 durante 2007 e mais 4 em 2008.

A FAB anunciou que os 12 Mirage 2000C/B, adquiridos recentemente, estão equipados com o motor M53-5 com 8.998 Kg de empuxo, ao invés do M53-P2 com 9.698 Kg de empuxo. O radar é o Thomson-CSF RDI Series J2 e as contramedidas de guerra eletrônica são bem simples, com o RWR Serval e o lançador de chaffs/flares Eclair.

O armamento incluído no pacote são 10 mísseis Matra Super 530D (mais 4 de treinamento) e 22 Matra Magic 2 (mais 6 de treinamento), além de 3.750 cartuchos de 30mm, 288 chaffs e 64 flares. Apenas o custo do armamento foi de EUR 6,8 milhões. Os equipamento de apoio inclui 10 tanques externos de combustível ventrais de 1.300 l e 6 de 2.000 l (nos pontos internos de cada asa). Os Mirage 2000C/B tem 1.000 h de vôo disponíveis. As aeronaves foram fabricadas em 1984.

Embora seja uma aeronave com tecnologia da década de 80, o Mirage 2000 é uma aeronave muito mais capaz que o Mirage IIIE que substituiu na FAB, principalmente pela relação peso/potência e pelo radar RDI. O F-2000 também possibilita o combate dissimilar com o F-5EM, enriquecendo as doutrinas operacionais, além de manter a “tradição” francesa do 1o. Grupo de Defesa Aérea.
O 1o. GDA sempre representou a elite da FAB e esperamos que o Ministério da Defesa possa honrar nossos pilotos com a seleção de um novo caça que faça jus ao tamanho e o potencial do Brasil.

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