A Boeing briga pelo Programa FX-2 da FAB com seu Super Hornet
A Boeing Company entregou uma proposta detalhada no dia 30 de Julho, oferecendo o caça avançado F/A-18E/F Super Hornet à Força Aérea Brasileira, dentro do Programa FX-2. “O interesse internacional no caça Super Hornet que foi provado em combate continua a crescer, e a Boeing está honrada pelo Brasil considerar o F/A-18 para atender as suas necessidades de defesa à médio prazo,” afirmou Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems.
A Boeing recebeu um Request for Information (RFI) do governo brasileiro no dia 12 de Junho. O requisito inicial é para 36 aviões, com um potencial para até 120 aviões.
A variante do Super Hornet que a Boeing está oferecendo ao Brasil é baseada no F/A-18E/F Block II , modelo atualmente operado pela U.S. Navy e também em produção para Royal Australian Air Force (RAAF). Tecnologias avançadas – tais como o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) Raytheon APG-79 – e a comprovada confiabilidade do avião, estão atraindo a atenção e interesse internacional no avião, como uma solução de custo-eficácia efetiva em operações de defesa aérea.
“O Super Hornet que nós estamos propondo ao Brasil está equipado com tecnologias de ponta, um caça multimissão que está pronto hoje,” afirmou Gower. “Com os avanços do Block II, as cacidades de combate do Super Hornet continuam a crescer, oferecendo uma ampla gama de soluções multimissão a um custo razoável.”
A Boeing já forneceu mais de 360 Super Hornet à US Navy. A Austrália também encomendou 24 F/A-18F Super Hornet para complementar sua frota de F/A-18 Hornet. A Boeing está em discussões com vários outros potenciais clientes interessados em adquirir o caça.
O programa FX-2 da FAB é uma nova tentativa de reaparelhamento da Aeronáutica, através da abertura de uma concorrência de US$2,2 bilhões para a compra de até 36 aviões de caça novos. No momento, os interessados em disputar a concorrência são a russa Sukhoi, a americana Boeing, a francesa Dassault Aviation, e a anglo-sueca Gripen.
O F/A-18, oferecido pela Boeing, é orçado em US$56 milhões a unidade, preço este do modelo mais avançado, utilizado pela US Navy.